top of page

SOBRE A PARÓQUIA SÃO JOSÉ 

Em 1.845 Antônio Carvalho, velho fazendeiro residente nestes arredores, tendo feito uma promessa a São Gonçalo, ergueu uma modesta capelinha no sítio, onde se cruzavam as estradas que levam a Cabo Verde, Caldas e Campestre. Joaquim Lucas de Carvalho logo depois aumentou o patrimônio do santo e ao redor da capelinha começaram a se estabelece algumas vendinhas.Antônio Ribeiro do Prado e Joaquim Lucas de Carvalho trouxeram do Rio de Janeiro o Revmo. Padre Thomaz Gaspar para a Capela, onde o Revmo Padre João Figueira Ornellas celebrou a primeira missa, com a visita do Exmo Bispo de São Paulo, D. Antônio, os fiéis foram incentivados a construírem um templo maior.Para o desenvolvimento da povoação trabalharam com ardor os senhores Padre João Ornellas, Joaquim Lucas de Carvalho, José Pinto Ribeiro, Antônio de Carvalho, João Batista Vieira, João dos Santos, Francisco Pereira Gomes, José Botelho de Souza, Joaquim Botelho de Souza, Antônio Bento, Antônio Severino da Costa e Laudelino Carvalho da Silva. Joaquim Botelho de Souza doou por escritura pública a São José, o terreno onde se ergue a atual vila e em cuja Praça principal ergueu-se a Matriz dedicada a São José, para a construção muito ajudou o senhor Antônio de Souza Gonçalves, fazendeiro, residente na região, que com os demais habitantes levantou um enorme cruzeiro de óleo, em frente a Matriz, aos 13 de maio de 1.888.

Fonte:http://www.ferias.tur.br/informacoes/2794/botelhos-mg.html#ixzz2xojKZUK1

"Igreja Matriz São José de Botelhos a Pedra Fundamental de nossa cidade."

Em 1.923 demoliu-se a antiga Matriz para se erguer no local a nova Matriz. Os trabalhos foram executados pelo construtor Luisi que já havia construído a Matriz de Cabo Verde.

No dia 1° de Maio de 2008 foi inaugurada a atual Igreja Matriz São José.

UMA BREVE EXPLICAÇÃO DO PROJETO DA NOVA IGREJA MATRIZ

 

 

O PROJETO

 

A IGREJA É O MAIOR VÍNCULO ENTRE A COMUNIDADE E SEUS MAIS LEGÍTIMOS VALORES. CIENTE DESTA PROPOSTA FOI PROJETADO ESTE ESPAÇO AGREGANDO A FORMA DE CONSTRUÇÃO DE NOSSOS ANCESTRAIS, USANDO PROJETOS APREENDIDOS A SÉCULOS ATRÁS JUNTO COM A TECNOLOGIA QUE DISPOMOS ATUALMENTE. A FACHADA TRADUZ UMA SIMETRIA PRÓPRIA DA ORDEM USADA NOS PRIMEIROS SÉCULOS, MAS AO INVÉS DE APROPRIAR DAS ANTIGAS COLUNAS COM OS PERFIS ESCULPIDOS, SEUS ADORNOS FORAM RETIRADOS, O QUE RESTOU FOI A ESSÊNCIA, SEU RITMO COMO ORGANIZADOR DAS FORMAS E ESPAÇOS. O HALL DE ENTRADA FUNCIONA COMO ELO ENTRE EXTERIOR E INTERIOR PREPARANDO O INDIVÍDUO PARA 

A COMUNHÃO COM O SAGRADO APÓS ESTA PASSAGEM, O QUE PERCEBEMOS É A PROPORÇÃO MONUMENTAL DO ESPAÇO QUE SE RELACIONA DIRETAMENTE COM SUA FUNÇÃO, O RITMO AQUI É DADO PELAS CORES FILTRADAS DOS VITRAIS QUE AS ABERTURAS NOS PERMITEM VIVENCIAR. A NAVE RECEBE ABERTURAS NO FORRO, QUE INDUZEM O FIEL A PEREGRINAÇÃO ATÉ O ALTAR DE ONDE SE AVISTA UMA CÚPULA DE VIDRO ILUMINADA, E TODO UM SIGNIFICADO DE CÁLICE.

 

TÉCNICA

 

O SISTEMA DE PAREDE

DUPLA COM CAMADA DE AR

DESTE ESPAÇO, ALIADA AS

ABERTURAS SUPERIORES,

TANTO DAS JANELAS

QUANTO DO CORREDOR

CENTRAL PARA SAÍDA DE AR

QUENTE POSSIBILITA

CONFORTO TÉRMICO.

A ACESSIBILIDADE É FEITA

SEMPRE POR RAMPAS,

POSSIBILITANDO O ACESSO

DE TODAS AS PESSOAS DA

COMUNIDADE. CONTUDO A ENTRADA PRINCIPAL DISPÕE DE ESCADA, IDEAL PARA CELEBRAÇÕES DISTINTAS.

  • Wix Facebook page

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE BOTELHOS

bottom of page